EK

© 2023 by EK. All rights reserved.

  • Facebook Classic
  • w-tbird
  • RSS Classic

Plantas e receitinhas

"Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro!" Colette, escritora francesa.

 

Pois aqui não se trata de química, de medidas... se trata de arte, de magia, de transformação dos presentes da Mãe Terra em beleza para nossa alma. Somos além do que comemos, somos a maneira de pensar o alimento, de tratá-lo , de ingerí-lo. É o Amor envolvido no processo que transforma um ato puramente " básico" em uma celebração á Vida e ao nosso corpo. 

Geléia de limão

 

Benefícios do limão: extraído do site “melhorcomsaúde.com”:

A natureza alcalina da vitamina C nos ajuda a manter uma pele saudável e radiante de dentro para fora, já que elimina as bactérias que causam a acne.
O limão é muito benéfico para a saúde. Seus principais benefícios são o forte poder antibiótico, antiviral e os poderes de estimulação imunológica, assim como ouso no auxílio na perda de peso, devido a seu poder digestivo e de limpar o fígado.
Os limões contêm muitas substâncias, em especial o ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoides, pectina e limoneno, que promovem a imunidade e combatem infecções.

 

Receita:

Ingredientes

  • Para 6 potes :

  • 700 g de limões ( cravo e/ou verdadeiro).

  • 1 l d'água

  • 2 kg de açúcar ( eu uso o demerara, mais saudável mesmo si a cor não fica tão clara!)

Preparo

1) Lave e seque os limões. Corte em fatias tão finas quanto possível removendo as extremidades. Colete o máximo de suco. Colete as sementes se houver e coloque-as em um Nouet ( saquinho feito de tecido.)
2 ) Despeje as fatias, o nouet fechado e o suco em uma tigela. Cubra com 1 litro de água, deixar de molho durante 24 horas à temperatura ambiente.
3)  No dia seguinte, trazer o conteúdo da panela para ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Remover o Nouet. Deixe repousar 24 horas.
4 ) Meça o volume de marmelada obtido (suco de limão +água): Use um "copo de medição" ou americano, se você não tem um copo de medição ou outro recipiente graduado. Adicione a mesma quantidade de açúcar menos uma xícara, misturar suavemente até à dissolução.
5)  Levar a marmelada até a fervura, e ferver cerca de 15 a 20 minutos . Teste regularmente em um prato gelado pois ela fica “no ponto” apenas quando esfriar.

6)  Coloque em potes prealablemente fervido, fechar bem e virar para esterilizar. Deixar virado 12h.  Aguarde pelo menos 15 dias antes da degustar ( se consegue esperar!!!)

 

Opção: pode colocar também uns pedaços de gengibre junto com o açúcar se quiser.

 

Bolo de abóbora

BOLO DE ÁBOBORA

Beneficios da ábobora

Combate a constipação: Abóboras são ricos em fibras alimentares. Ele tem propriedades laxantes e, portanto, pode ajudar na fácil movimento do intestino.

O suco de abóbora é recomendado para pacientes com pedras nos rins e doenças relacionadas vesícula. Mesmo úlceras e acidez podem ser mantidos à distância pelo seu consumo.

 Benefícios da abóbora inclui o fortalecimento dos ossos e esmalte. O zinco e o magnésio presente em torna benéfico para os ossos e dentes. Doenças como a osteoporose pode ser evitado por ele.

 

Receita:

  • 1 xícara de abóbora cozida e amassada

  • 2 colheres de óleo

  • 2 ovos ( pode trocar por linhaça)

  • 2 xícaras de áçucar demerara

  • 2 xícaras e meia de farinha, branca e integral misturada

  • 1 colher de fermento

  • 1 colher de canela e noz moscada

Misturar os ingredientes na ordem e colocar numa forma untada.

Assar em forno medio por 30 a 40 minutos. 

 
FALAFEL  

( receita de Bernard- http://www.lacuisinedebernard.com/2012/10/les-falafels.html)

 

O Grão-de-bico: nutritivo, rico em proteínas, sais minerais, ferro e vitaminas do complexo B, ajuda a baixar o colesterol, regula o intestino,

e ajuda no humor, pois aumenta a produção de serotonina, graças à alta taxa de triptofano, mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar.

Outro benefício a ser destacado é a presença dos hormônios vegetais usados na reposição hormonal.

 

INGREDIENTES

- 500 g de grão-de-bico ou favas secas

·  1 cebola pequena picada

·  6 dentes de alho amassados

·  1/2 molho de coentro  picado e bem seco

·  ½ molho de salsinha picada e bem seca

·  1 colher de gergelim

·  2 colheres (chá) de cominho em pó

·  1 colher (chá) de pimenta  e pimenta do reino

·  1 colher (chá) de sal

·  1 colher (chá) de bicarbonato de soda

Modo de Preparo

Lave bem o grão-de-bico

Deixe o grão-de-bico de molho por 24h e troque várias vezes a água.

Com um pano, seque bem o grão-de-bico. Não pode sobrar uma gota de água! Isso é o grande segredo de um falafel perfeito!

 Passe o grão cru, seco e rehidratado na máquina de moer carne (moedor fino) ou processador ou liquidificador até ter uma pasta grossa.

Numa tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Se processar todo os alimentos no liquidificador, dá uma pasta verde sem pedacinhos. É ao gosto de cada um!

Faça as bolinhas e asse no forno ou frite em óleo quente até dourar.

Sirva quente com tahine o outro molho de sua preferência!